terça-feira, 21 de abril de 2009

AS QUALIDADES ESSENCIAIS DE UM DISCÍPULO

Na índia os mestres-gurus para escolherem seus seguidores exigem que estes tenham algumas qualidades. Enquanto o futuro seguidor não tiver desenvolvido essas qualidades, ele não pode ter um mestre. Ele ainda não amadureceu o suficiente para ser um discípulo.

E que qualidades são essas?

Lealdade e obediência

Lealdade é a primeira qualidade. Sem essa ela, ainda não foi atingido o amadurecimento necessário para ser um discípulo. E, junto com a lealdade, a obediência. Sem a obediência ele ainda não é um discípulo, isso é claro na Índia.

Mas quais as qualidades que Jesus exigiria de seus seguidores? Será que Ele exigiu lealdade e obediência dos discípulos que escolheu? 

Certamente que não, vamos começar por Pedro que não foi nem um pouco leal ao seu mestre, no momento mais difícil o negou, e também foi desobediente, pois Jesus havia dito a ele quando o encontrou que se tornaria pescador de homens, e logo após a morte de Jesus Pedro voltou a sua vida antiga,ou seja, voltou a pescar peixes.

Analisando a vida dos discípulos escolhidos por Jesus, não vemos nenhuma qualidade que sobressai, eram iletrados, ladrões, ignorantes, brutos, pessoas de má vida e conduta, no lugar de Jesus, eu jamais escolheria essas pessoas.

Mas graças a Deus que não é assim que Jesus pensa, para escolher seus discípulos Ele não se baseou em nenhuma qualidade humana. Não é bela aparência, a arte de falar bem ou um diploma de faculdade que podem fazer de nós seguidores de Jesus, para ser seu discípulo é necessário ser um com Ele, ter comunhão íntima, conhecer seu coração.

Creio então que o primeiro quesito para seguir Jesus é estar com Ele para conhecê-lo, e o caminho a ser trilhado é o da oração pessoal. Se de fato queremos ser discípulos de Jesus, temos que separar um momento para estar a sós com Ele. Se durante todo o nosso dia não paramos nem um momento para estarmos com Jesus será muito difícil segui-lo, nos momentos de dificuldades desistiremos, por que trabalhar para Jesus é bem diferente de estar aos seus pés, o discípulo é aquele que sempre escolhe a melhor parte.

Só quando conhecemos Jesus intimamente é que conseguimos fazer Sua vontade, do contrário faremos a obra de Deus segundo a nossa carne, não segundo o Espírito.

Guiado pelo Espírito

Um outro quesito importante para ser seguidor de Jesus é ser guiado pelo Espírito. Os discípulos só conseguiram testemunhar depois que foram revestidos da força do alto (Atos 1,8).

Testemunhar Jesus é a principal obra do Espírito Santo em nosso coração:

“Ele me glorificará”(Jo. 16,14).

É somente pela ação do Espírito Santo que podemos dizer que Jesus é o Senhor

(I Cor 12,3b).

E quando somos um com Jesus e vivemos sob a influência do Espírito Santo temos comunhão com o Pai, pois Jesus nos abriu um novo e vivo caminho através do seu próprio corpo.

“Assim como tu Pai estás em mim, e eu em ti, que também eles estejam em nós e o mundo creia que Tu me enviastes” (Jo. 17, 21). 

Meu amado, Jesus não nos escolhe por nossas qualidades ou por nossas capacidades, Ele sabe quem somos, e se Ele nos escolheu é porque enxergou algum potencial em nós que somente será desenvolvido quando deixarmos o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos possuírem.

 

Márcia Ribeiro

Baixe o áudio da formação em formato mp3 direto em seu computador através do Easy-share, pelo link:


Missão IDE - Avivando as Nações
Caminho: quintas às 19h30 (ao vivo) e 23h30, sábados às 9h00 e 18h00, segundas às 23h30

Um comentário:

  1. Essas palavras foram muito fortes para mim. Percebi que não tenho as qualidades de que preciso para ser discípulo. Preciso deixar de lado minhas vontades e ir à luta. Em Oséias está escrito que: "eu tinha ouvido falar de Ti, mas hoje eu Te vi". Eu vi o Senhor hoje através dessas palavras.
    Cláudia Perfeito (Araguari - MG)

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, a sua partilha!